(31) 2512-3329 | 2511-8836

PLENÁRIO DO COPAM DEBATE PROJETOS IMPORTANTES DA GESTÃO AMBIENTAL EM MINAS GERAIS

O plenário do Conselho Estadual de Política Ambiental – COPAM reuniu-se, no dia 28/07, para a 185ª Reunião Extraordinária, no qual foram discutidos projetos importantes para a gestão ambiental em Minas Gerais, como o Programa de Concessão em Parques Estaduais – PARC; o cenário da aquicultura em Minas Gerais e a Avaliação Ambiental Estratégica do setor de minério de ferro no Estado.

“O modelo do programa PARC é um sucesso em outros países como os Estados Unidos, Austrália. É uma medida que vai trazer mais conforto aos nossos visitantes, pois vamos ter estruturas físicas adequadas para a visitação e o IEF vai focar seus esforços na conservação das unidades de conservação”, frisou Malard. O PARC é desenvolvido pelo IEF, em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais – SEMAD e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo – SECULT.

Antônio Malard, diretor geral do IEF mencionou sobre o processo de reabertura das unidades de conservação, que estão fechadas por tempo indeterminado devido à pandemia da Covid-19. Ele relatou ainda que o IEF avaliará a situação epidemiológica de cada município para realizar a abertura.

“Ainda precisamos de aprovações do COES, mas com certeza teremos uma restrição no número de visitantes, medidas de distanciamento social, uso de Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s, reforço na higienização das unidades, restrição de acesso em algumas áreas e o trabalho de conscientização. Tudo isso sendo pensado para garantir toda segurança aos nossos colaboradores e população”, complementou Malard.

Ainda durante a reunião do COPAM, a Assessoria de Comunicação Social do SISEMA fez a apresentação da Campanha de Prevenção a Incêndios Florestais 2020, lançada em 27/07. Além disso, a equipe da Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM também apresentou a realização da Avaliação Ambiental Estratégica – AAE do setor de minério de ferro no Estado. O trabalho é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – SEDE, a partir da assinatura de um Termo de Descentralização de Crédito Orçamentário.

O acordo foi formalizado em março e, a partir dele, a FEAM repassará à Sede R$2,5

O material foi apresentado pela diretora de Apoio Técnico e Normativo da Subsecretaria de Regularização Ambiental – SURAM, Alexandra Figueira Monteiro.

Fonte: SEMAD

Fechar Menu