(31) 2512-3329 | 2511-8836

Lahti dá prêmios para quem ajudar o Meio Ambiente

Escolhida para ser a Capital Verde da Europa em 2021, a cidade finlandesa de Lahti, dá mais um exemplo de uma iniciativa para ajudar o meio ambiente. Criou um aplicativo que rastreia as emissões de carbono dos residentes e dá prêmios para aqueles mais ecológicos. O morador pode receber passagens gratuitas no transporte público, acesso facilitado a piscinas públicas, equipamentos para suas bikes e até café e bolo.

Funciona assim: os moradores precisam baixar o aplicativo CitiCAP, fornecer suas informações pessoais e formas de deslocamento (se de carro, transporte público, bicicleta ou a pé) e recebem uma cota de carbono para a semana. Com base na forma como o morador se desloca pela cidade, que é monitorada em tempo real, o aplicativo rastreia as suas emissões de carbono.

Ficando abaixo da cota, o cidadão recebe euros virtuais, que pode trocar por uma série de prêmios, inclusive um cafezinho com bolo em algum estabelecimento da cidade.

Dos 120 mil habitantes de Lahti, que fica a cerca de 100 quilômetros de Helsinque, a capital da Finlândia, por enquanto 2 mil baixaram o aplicativo. Os idealizadores da ideia informam que, atualmente, o usuário pode ganhar até dois euros por semana (cerca de R$ 14). Mas para incentivar ainda mais os moradores a adotarem ações para ajudar a reduzir a emissão de carbono, esse valor, em breve, deve aumentar em dez vezes.

Hoje, cerca de 44% das viagens em Lahti são consideradas sustentáveis. Mas a cidade planeja diminuir seu impacto ambiental ainda mais: a pretensão é que em 2025 ela seja neutra em carbono. Até 2030, o objetivo é que pelo menos metade das viagens sejam feitas por meios sustentáveis, e não de carro.

Como a mobilidade é apenas uma das atividades responsáveis pela pegada de carbono, os desenvolvedores do aplicativo CitiCap estão agora trabalhando para criar ferramentas que possam, no futuro, ajudar as pessoas com suas emissões de carbono relacionadas ao consumo.

A cidade finlandesa é conhecida na Europa por suas iniciativas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Aliás, essas foram as principais razões que explicam o fato de ela ter sido escolhida para ser a Capital Verde de 2021.

 Em Lahti, 99% das pessoas vivem a 300 metros de áreas urbanas verdes. A cidade tem uma estratégia ambiental que impressionou os responsáveis pela escolha e desde 1997 conta com um plano de limpeza do ar.

 

Fechar Menu