(31) 2512-3329 | 2511-8836

Entenda a relação entre passivo ambiental e gestão de resíduos

O passivo ambiental pode ser administrativo ou físico. Os resíduos sólidos, pela sua quantidade e danos potenciais ao ambiente e ao bem-estar social, compõem também uma das causas do passivo ambiental de uma empresa.

No que tange o passivo ambiental, na parte administrativa, versam sobre: estudos técnicos, registros, relatórios ambientais, pendências de infrações, multas e penalidades ou resultados de auditorias ambientais.

Os resíduos são resultados de diversas atividades, como: industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, serviços de varrição, dentre outros. Apresentando-se nos estados: sólido, líquido e gasoso.

A norma NBR 9.896/1993 define que resíduo é um material cujo proprietário ou produtor não considera mais como algo que tenha valor suficiente para conservá-lo.

De acordo com a ABNT NBR 10.004/04, os resíduos sólidos têm as classificações:

  • Classe I – resíduos perigosos: apresentam risco à saúde pública e ao meio ambiente e exigem tratamento e disposição especial, em função das suas características: inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade;
  • Classe II A – resíduos não-inertes: são os resíduos que não tem periculosidade, mas não são inertes, podendo ter as características: combustibilidade, biodegradabilidade ou solubilidade em agua;
  •  Classe II B – resíduos inertes: são resíduos que não degradam ou não se decompõem quando dispostos no solo ou se degradam muito lentamente.

O passivo ambiental é considerado como toda agressão que se praticou/pratica contra o meio ambiente e consiste em um valor de investimento para reabilitar/recuperar a natureza, podendo ser através de multas ou indenizações contra o praticante ou a empresa que causou o dano ambiental.

Um passivo ambiental poderá decorrer de eventos do passado, como uma má gestão de resíduos sólidos, por exemplo, que causou uma poluição de uma área.

A Gestão dos resíduos sólidos deixará a empresa amparada no que se referente à poluição ou degradação referente à má gestão dos resíduos sólidos.

A certificação da ISO 14.001, Sistema de Gestão Ambiental irá ajudar muito na gestão dos resíduos sólidos da sua empresa, no acompanhamento e melhorias e evita os passivos ambientais que possam ser considerados crimes ambientais.

 

Fonte: Vg Resíduos

Fechar Menu